Uma Homenagem a Gabriel García Márquez

Nesta terça-feira, a página inicial do site de buscas Google exibe seu mais novo doodle, uma homenagem ao renomado autor colombiano Gabriel García Márquez, que completaria hoje 91 anos.


O doodle, nome dado aos logos comemorativos do Google, com ilustrações do desenhista Matthew Cruickshank, retrata a selva amazônica e a cidade mágica de Macondo, além de conter uma imagem do autor e vários aspectos do seu exuberante mundo narrativo, como a cidade dos espelhos, misteriosos ciganos e peixes feitos de ouro puro.

“Doodle de hoje é esta cidade mágica de Macondo, trazida à vida pelo autor colombiano, jornalista e Prêmio Nobel Gabriel García Márquez (carinhosamente conhecido como Gabo em toda a América Latina) em seu livro Cem anos de solidão”, publicou o Google.

Sobre o autor e sua obra

Imagem: Divulgação
Nascido em Aracataca, Colômbia, em 1927, o escritor, jornalista, editor, e ativista político, Gabriel José García Márquez, conhecido como Gabo, foi criado pelos avós, que exerceram forte influência nas histórias criadas pelo autor.

Leitor voraz, Gabo sempre demostrou paixão pela escrita, mas acabou cursando Direito na Universidade Nacional da Colômbia para agradar ao pai. No entanto, ele nunca chegou a receber o diploma, abandonando a faculdade para seguir a carreira de jornalista, tendo exercido a profissão em diversos jornais, como o El Universal (1948), o El Heraldo (1949) e o El Espectador (1954).

Depois de mais de uma década como repórter, colunista, crítico, editor, e correspondente internacional na Europa e em Nova Iorque, Gabo mudou-se com a mulher Mercedes e seus dois filhos, Rodrigo e Gonzalo, para o México, onde iniciou sua carreira como escritor. Sendo que, em 1955 ele publicou seu romance de estreia “O Enterro do Diabo: A Revoada”.

No entanto foi apenas em 1967, que o escritor se tornou destaque no cenário mundial, quando publicou a obra prima “Cem Anos de Solidão”. Considerada um marco da literatura latino-americana, a obra apresentava ao mundo a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo. E em 1982, Gabo foi laureado com um dos mais importantes prêmios da literatura internacional, o Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra.

Ao longo de sua carreira literária, García Márquez escreveu mais de 25 livros, incluindo coleções de histórias curtas, obras de não ficção e roteiros. Na maioria, seus livros refletiam sobre a condição humana e sobre os rumos políticos e sociais da América Latina. O autor também definiu o gênero do realismo mágico, no qual o mundano e o fantástico ocorrem com a mesma plausibilidade. Segundo Gabo, a inspiração veio do inacreditável da história da América Latina, descrita por ele como um Eldorado ilusório atormentado por conquistadores, déspotas e revoluções.

Entre seus livros mais famosos estão “A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada” (1972), “O outono do patriarca” (1975), “Crônica de uma morte anunciada” (1981), “O Amor nos tempos do cólera” (1985), “Do amor e outros demônios” (1994), “Memórias de minhas putas tristes” (2004), entre outros.

0 Comments:

Postar um comentário