Salão do Livro de Paris 2018

A cidade luz se torna palco de um dos eventos literários mais importantes da França, o “Livre Paris”, que este ano tem a Rússia como convidada de honra.


O Salão do Livro também irá homenagear a cidade de Sharjah, a terceira maior dos Emirados Árabes Unidos (UAE), eleita pela UNESCO como a capital mundial do livro para 2019. Além de ser também a convidada de honra da Bienal do Livro de São Paulo deste ano. Durante sua participação no Livre Paris, a cidade destaca inúmeros projetos literários e artísticos que promovem a cultura e a aprendizagem, tanto nos emirados como além de suas fronteiras.

Livre Paris

Em sua 38ª edição, o Livre Paris, que acontece até o dia 19 de março no Parque de Exposições de Porte de Versailles, em Paris, continua a evoluir e reinventar sua estratégia editorial com um programa inovador, que conta com a participação de 1.200 expositores de 45 países, mais de 800 eventos, e cerca de 3.000 convidados internacionais.

Com o tema “Escritores no Mundo”, o salão reúne autores de diversos países, que se apresentam como observadores e testemunhas de seu tempo, para discutir questões culturais, sociais, ambientais e políticas dos dias atuais, além do ato de escrever e pensar o mundo de amanhã.

Entre os convidados estão as autoras best-sellers americanas, Marissa Meyer (Cinder) e Robin Hobb (O Navio Arcano), o jornalista e escritor sueco David Lagercrantz (A Garota na Teia de Aranha), o autor francês Franck Thilliez (Gataca) e o escritor britânico de histórias em quadrinhos Alan Moore (V de Vingança). Assim como a premiada autora francesa Delphine de Vigan, a autora russa Olga Slavnikova, o romancista americano Douglas Kennedy, a jornalista, escritora e professora brasileira Ana Maria Machado e a autora e jornalista turca, ativista de direitos humanos, Asli Erdogan.

Também estão confirmados no evento a escritora belga Amélie Nothomb, a autora portuguesa Lídia Jorge, o escritor argelino Kamel Daoud, a psicóloga polonesa e autora de livros infantis Elisabeth Brami, o ator francês Gérard Depardieu, o astrofísico franco-canadense Hubert Reeves, o cineasta e autor chileno Alejandro Jodorowsky, o cartunista italiano Giorgio Cavazzano, o filósofo alemão Markus Gabriel, o cineasta haitiano Raoul Peck, o historiador francês Nicolas Offenstadt, entre muitos outros.

Programação

Com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, o Livre Paris é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo. Sendo que a manhã de segunda-feira, dia 19, entre 9h e 12h, é dedicada, exclusivamente, aos profissionais do mercado do livro, que participam de palestras, seminários, conferências e reuniões de negócios. Logo depois o salão é novamente aberto aos mais de 150 mil amantes da literatura.

Assim, durante quatro dias, o evento conta com uma programação cultural criativa, inovadora e diversificada, que promete agradar a todos os públicos, promovendo debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como o livro, a arte, os quadrinhos, a mitologia, a ciência, a culinária, a política, a música, a poesia, o cinema, a história, o jornalismo, o áudio-livro, os e-books e a educação.

Sendo que, além dos inúmeros debates, encontros e entrevistas, o Livre Paris também oferece este ano o “Inédits et incontournables”, uma série de reuniões inéditas, que irá explorar novas modalidades de encontros com autores, como um torneio de palavras, caça a livros, a reconstituição de uma cena de crime, experiências literárias em realidade virtual, e diversas outras atividades para celebrar a literatura em todas as suas formas. 

Outra das novidades desta edição é a criação de dois novos espaços, o “Young Adult”, dedicado a literatura YA, onde serão discutidos temas como o romance, a distopia, a fantasia e o realismo, em diversos eventos interativos e bate-papos com renomados autores. Assim como o “Polar”, um espaço dedicado à literatura policial em todas as suas formas, que promove encontros com os grandes nomes do gênero, que falam sobre suas obras e técnicas de escrita.

Espaços

O Salão conta ainda com diversas outras áreas temáticas, como a “Grande Scène”, anteriormente conhecida como “Scène littéraire”, onde autores, professores e personalidades de renome internacional se reúnem para discutir a literatura. A “Cena Profissional”, também é renomeada este ano para “Les Coulisses de l'édition”, tendo como objetivo refletir a vitalidade e a criatividade do setor editorial na França, tanto com profissionais estrangeiros como com o público em geral.

Já a tradicional “Scène Jeunesse”, um espaço dedicado ao público jovem, conta com mostras de animações, concertos, shows, oficinas, jogos, apresentações artísticas e encontros com autores e quadrinistas da literatura infanto-juvenil, além de artistas, booktubers e blogueiros. Há também o espaço “Ciência Para Todos” e a “Agora”, espaço reservado a reuniões, diálogos e debates de ideias sobre as principais questões contemporâneas.

Sem falar na “Cena BD, Mangá e Comics”, dedicada inteiramente a nona arte, no qual inúmeros quadrinistas e ilustradores se reúnem para refletir sobre a diversidade e os principais desenvolvimentos dos quadrinhos nos últimos anos. Além da “Square des Arts”, criada com a proposta de unir os temas arte e livro, apresentando exposições de obras e fotos e organizando oficinas de arte criativas e em torno da realização da litografia viva.

Depois do sucesso de sua primeira edição, o “Pavillon des Lettres d'Afrique” também retorna ao Livre Paris, organizado pela Aminata Diop Johnson (fundador e diretor do Pavilhão das Cartas Africanas) e pela Agência Cultural Africana (ACA). Tendo a África do Sul como convidada de honra, o pavilhão deste ano também abre espaço para os países do Caribe e do Pacífico, com o objetivo de apoiar a diversidade cultural desses países e incentivar oportunidades de colaboração entre profissionais de livros.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

0 Comments:

Postar um comentário