Literatura no Oscar 2018

Enfim, chegou o momento de conhecermos os melhores filmes do ano, que conquistaram seu lugar na maior e mais importante premiação do cinema internacional, o Oscar.


Comemorando sua 90ª edição, a premiação deste ano contou com diversos filmes baseados em livros concorrendo a inúmeras categorias do Oscar, em especial, a categoria de Melhor Roteiro Adaptado, criada para os longas-metragens baseados tanto em livros, quanto em peças de teatro, musicais, histórias em quadrinhos, e até mesmo em parques temáticos, como o filme “Piratas do Caribe”.

Os Indicados

Assim, os roteiros adaptados partem de histórias que tem uma maior aceitação em outras mídias, embora não sejam sempre baseadas em um livro. Como é o caso de “Logan” que, embora não seja baseado em um livro, também concorreu à categoria de Melhor Roteiro Adaptado, sendo o primeiro filme de super-heróis a alcançar o feito.

Isso devido ao fato de que o roteiro foi inspirado no aclamado personagem Wolverine criado por Len Wein para as histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Dirigido por James Mangold, também responsável pela adaptação do roteiro ao lado de Michael Green e Scott Frank, o filme estrelado por Hugh Jackman é o décimo da série dos X-Men e o terceiro e último focado em Wolverine.


No entanto, também há casos de filmes baseados em livros que não concorrem à categoria, como o longa-metragem “O Destino de uma Nação” (Darkest Hour), inspirado no livro homônimo de Anthony McCarten, que também escreveu o roteiro do filme, baseado na história real do ex-ministro britânico Winston Churchill. Razão pela qual o longa não foi indicado à categoria de Melhor Roteiro Adaptado, pois tanto o roteiro do filme quanto o livro foram escritos ao mesmo tempo, tendo sido inspirados numa história real.

Dirigido por Joe Wright, o filme recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, e Melhor Design de Produção. Tendo levado para casa duas estatuetas, nas categorias de Melhor Ator (Gary Oldman) e Melhor Maquiagem e Cabelo.


Das páginas dos livros para as telas do cinema, temos o filme “Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi”, baseado no livro de estreia da autora Hillary Jordan, que se passa após a Segunda Guerra Mundial e segue diversos personagens que vivem numa pequena cidade no Mississippi, que ainda é regida pelas Leis de Jim Crow, que estabeleciam limites entre brancos e negros.

Dirigido pela cineasta e roteirista Dee Rees, o filme, recebeu três indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Atriz Coadjuvante (Mary J. Blige), Melhor Canção Original (Mighty River) e Melhor Roteiro Adaptado, escrito por Dee Rees e Virgil Williams.


Dirigido e estrelado por James Franco, com roteiro adaptado por Michael H. Weber e Scott Newstadter, “Artista do Desastre”, adaptado do livro de não-ficção de Greg Sestero e Tom Bissell, conta a trajetória em detalhes do ator e cineasta Tommy Wiseau durante a produção de “The Room” (2003), considerado um dos piores filmes de todos os tempos.


Baseado no livro de memórias de Molly Bloom, “A Grande Jogada”, dirigido e com roteiro adaptado por Aaron Sorkin, conta a história da “princesa do pôquer”, uma ex-esquiadora olímpica, que acaba entrando de cabeça no mundo dos jogos ilegais, onde permaneceu por oito anos até começar a ser investigada pelo FBI.


E o Oscar foi para...

Dirigido por Luca Guadagnino, também responsável pela adaptação do roteiro ao lado de James Ivory e Walter Fasano, o longa-metragem conquistou o Oscar deste ano na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Com três indicações ao Oscar, “Me Chame Pelo Seu Nome” é baseado no livro homônimo de André Aciman, que narra a história de um jovem de 17 anos que começa um romance com um dos convidados de seu pai, durante as férias da família na Riviera italiana. 


Já o grande vencedor da noite foi “A Forma da Água”, filme que deu origem ao livro homônimo de Guillermo del Toro e Daniel Krauss, que concorreu a 13 Oscars e levou para casa quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, Melhor Direção (Guillermo del Toro), Melhor Design de Produção, e Melhor Trilha Sonora Original (Alexandre Desplat).


Mais Adaptações

Vários outros filmes baseados em obras literárias também concorreram ao Oscar 2018, em diversas categorias, como o clássico da ficção científica, “Blade Runner 2049”, inspirado na obra de Philip K. Dick, que concorreu a cinco Oscars e levou para casa as estatuetas de Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais, desbancando os sucessos de bilheteria “Guardiões da Galáxia Vol.2” e “The Last Jedi”. Assim como o longa-metragem “Planeta dos Macacos – A Guerra”, inspirado na obra do autor francês Pierre Boulle, e “Kong – A Ilha da Caveira”, baseado na obra de Edgar Wallace.

Já na categoria de Melhor Animação concorreram “O Poderoso Chefinho”, inspirado no livro infantil “The Boss Baby” de Marla Frazee, ao lado de “O Touro Ferdinando”, baseado na obra de Munro Leaf, e “The Breadwinner”, adaptação do romance de Deborah Ellis. Falando em animações “Revolting Rhymes”, inspirado na obra de Roald Dahl, concorreu na categoria de Melhor Curta em Animação, cujo vencedor foi “Dear Basketball”, baseado em uma carta que Kobe Bryant escreveu para o The Players Tribune em 29 de novembro de 2015 anunciando sua aposentadoria do basquete.

Também concorreram ao Oscar os filmes “A Bela e a Fera”, inspirado no clássico conto de fadas de Gabrielle-Suzanne Barbot, Madame de Villeneuve. Além de “Extraordinário”, baseado na obra homônima de R. J. Palacio, e “Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha”, inspirado na biografia escrita por Shrabani Basu. Assim como o filme “Todo Dinheiro do Mundo”, que deu origem ao livro homônimo de John Pearson e Elton Medeiros.

Sem falar no sucesso de bilheteria “Star Wars – Os Últimos Jedi”, que inspirou uma série de livros escrita por diversos autores. O filme concorreu às categorias de Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora Original. 

Há ainda “Dunkirk”, baseado na história da Operação Dínamo, que deu origem ao livro homônimo de Joshua Levine. Dirigido por Christopher Nolan, o filme recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Diretor, tendo levado para casa as estatuetas de Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som, e Melhor Montagem.

Assim, em meio a polêmicas, discursos emocionados, homenagens comoventes, incríveis performances musicais e belíssimas apresentações, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas comemorou em grande estilo a sua 90ª edição.

Confira a lista completa dos indicados e vencedores do Oscar 2018 no site Omelete.

0 Comments:

Postar um comentário