Castle – O Capítulo Final

Depois de oito temporadas, 173 casos solucionados e muita confusão, a famosa série “Castle”, que teve sua estreia em 2009, exibiu sua última temporada.


O capítulo final da série policial, criada por Andrew W. Marlowe e produzida pela rede americana ABC, foi ao ar nos EUA na noite de 16 de maio de 2016, com o episódio “Crossfire”, que mostra o desfecho da história de Richard Castle e Kate Beckett.

A história

No início da série Richard Castle (Nathan Fillion) era um bem-sucedido escritor de histórias policiais, que havia acabado de matar seu personagem principal e estava passando por um bloqueio criativo. Mas quando um de seus fãs começa a cometer assassinatos exatamente como descritos nos seus livros, Castle considera esta uma excelente oportunidade para encontrar uma nova inspiração para o seu próximo best-seller. Assim, ele se une a detetive Kate Beckett (Stana Katic) para resolver este mistério.

Quando o crime é finalmente solucionado, Castle faz um trato para continuar ajudando nos casos da Divisão de Homicídios de Nova York, como uma forma de pesquisa para o seu novo livro, cuja personagem principal é inspirada em ninguém menos do que a detetive Kate Beckett.

Logo os dois se tornam parceiros e passam a investigar juntos inúmeros assassinatos, ao lado dos detetives Javier Esposito (Jon Huertas) e Kevin Ryan (Seamus Dever), assim como da médica legista Lanie Parish (Tamala Jones). Além de desvendar crimes e escrever best-sellers, Castle também tem que cuidar de sua família composta pela mãe, Martha Rodgers (Susan Sullivan), uma ex-diva da Broadway, e pela filha, Alexis (Molly Quinn).

No decorrer da série, a dupla solucionou inúmeros mistérios, sempre combinando a intuição do escritor com as habilidades da detetive, além de muito humor e uma pitada de romance. Sendo que, para alegria dos fãs, com o passar do tempo o relacionamento de Castle e Beckett vai evoluindo, assim como os próprios personagens tanto pessoal quanto profissionalmente, e a partir da quarta temporada o casal, finalmente, inicia um novo capítulo em sua história.

A série também contou com um extenso elenco de personagens ao longo dessas oito temporadas, entre eles os autores best-sellers James Patterson, Michael Connelly, Steven J. Cannell e Dennis Lehane, amigos de poker de Castle. Além dos atores Ruben Santiago-Hudson (Capitão Montgomery), Penny Johnson Jerald (Capitã Gates), Toks Olagundoye (Hayley Shipton) Jack Coleman (Senador Bracken), Scott Paulin (Jim Beckett), Adam Baldwin (Detetive Slaughter), Gerald McRaney (Mason Wood) e muitos outros.

Na literatura

Considerada um sucesso de público e audiência, Castle conquistou milhares de fãs no mundo inteiro, o que levou a ABC a expandir o universo da série para o mundo dos livros, lançando nove obras, publicadas pela editora Hyperion Books e assinadas por Richard Castle, embora sejam de fato escritas por um ghostwriter.


Assim das telas da tv para as páginas dos livros temos os romances, best-sellers do The New York Times, “Heat Wave” (2008), “Naked Heat” (2010), “Heat Rises” (2011), “Frozen Heat” (2012), “Deadly Heat” (2013), “Raging Heat” (2014), “Driving Heat” (2015), “High Heat” (2016) e “Heat Storm” (2017). Um livro para cada temporada da série, com exceção do último, que foi lançado após a conclusão da série, no mês de maio.

Embora baseados na série, os livros são um pouco diferentes, a começar por alguns detalhes dos personagens, como nomes, traços de personalidade e até mesmo a ocupação, por exemplo, nos livros a detetive da Homicídios de Nova York, Nikki Heat, inspirada em Kate Beckett, é acompanhada pelo jornalista James Rook, inspirado em Castle, que está escrevendo uma matéria sobre a polícia.

Mais livros...

Além dos romances inspirados na série de tv, a ABC também decidiu lançar livros digitais (e-books) baseados no agente especial Derrick Storm, personagem da obra anterior de Richard Castle. 


O primeiro livro “A Brewing Storm”, lançado em maio de 2012, estreou em 13º lugar na lista dos mais vendidos da categoria de ficção do New York Times E-Book. Sendo seguido pelos livros “A Raging Storm” (2012), “A Bloody Storm” (2012), “Storm Front” (2013), “Wild Storm” (2014) e “Heat Storm” (2017), no qual Derrick e Nikki unem forças contra um inimigo em comum.

A rede ABC também criou a série em graphic novel baseada no personagem, escrita por Richard Castle e publicada pela Marvel Comics. Ao todo a graphic novel conta com quatro volumes, sendo eles “Deadly Storm” (2011), que estreou em 3º lugar na lista do New York Times, “Storm Season” (2012), “A Calm Before Storm” (2013) e “Unholy Storm” (2014).

Ao que tudo indica os livros não apenas são uma ótima ferramenta publicitária para a série como também provaram ser bons romances policiais, mesmo para aqueles que nunca assistiram a série de TV. Fazendo de Richard Castle um verdadeiro autor de best-sellers. Infelizmente, os livros ainda não foram traduzidos para o português, mas as edições em inglês estão à venda na Amazon, em versão física e digital. 

Season Finale

Para a tristeza dos fãs, a ABC decidiu cancelar a série, mas não antes de produzir uma última temporada, criada especialmente para encerrar a história e permitir aos fãs dar o seu adeus final aos personagens que conquistaram milhões em todo mundo.

“Caros fãs de Castle, elenco e equipe: Sua devoção a este show nos levou por essas inesquecíveis oito temporadas. Eu serei sempre grata.” - Stana Katic

Com 22 episódios, a última temporada de Castle contou com a participação de vários convidados especiais, além de uma merecida promoção, e a chegada de um novo integrante para a família Ryan. Assim como um convite para um clube de detetives de prestígio, perseguições a um serial killer, um ‘possível’ apocalipse, a batalha final contra LokSat, e o relacionamento de Castle e Beckett sendo posto à prova. Sem falar, em estranhos assassinatos e novas investigações. Até chegar a emocionante conclusão da história de Castle, Beckett, sua família e seus amigos.

Castle e Beckett passaram toda a 8ª temporada caçando a entidade misteriosa e mortal conhecida como LokSat. Em “Crossfire”, eles acreditam que têm uma chance de acabar com a conspiração mortal, proteger sua família e amigos e, finalmente, recuperar suas vidas. Mas uma reviravolta imprevisível coloca o caso e suas vidas em risco. Será que a história de amor épico de Caskett acabará em tragédia? Ou eles, enfim, terão o seu final feliz?

“Tudo deve terminar. Foi uma honra trabalhar com os homens e mulheres de Castle. Eu estou realmente maravilhado com o que fizemos. Obrigado a todos.” – Nathan Fillion

Assista ao trailer (em inglês):



Saiba mais sobre Castle neste post.

0 Comments:

Postar um comentário