A Arte da Palavra

Definir o termo literatura não é uma tarefa fácil, são inúmeros os conceitos e a cada momento surgem novos. Há quem diga que é toda a palavra escrita, porém a outros que a define apenas como textos de ficção.

Designed by pikisuperstar
Segundo o dicionário Aurélio, literatura é a arte de compor escritos artísticos, o conjunto de obras literárias de um país ou de uma época, é a carreira das letras. No entanto a concepção mais aceita no universo literário é de que Literatura é a arte da palavra, carregada de significado exposta ao mundo por seus artistas, os escritores, aqueles que seguem a carreira das letras.

“Como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade”. Assim é a definição de literatura para o crítico literário, Afrânio Coutinho.

Por meio de suas obras os escritores criam e recriam a realidade, expressando pessoas, cenários, histórias e identidades. Compondo um retrato vivo da alma humana. Portanto podemos dizer que a definição de literatura depende mais do significado que o leitor ou o autor destina a ela.

Para Mary Carla Soares, formada em Literatura e Língua Portuguesa, Literatura é cultura. “Ela é capaz de nos fazer sentir, viver aquilo que lemos e criar dentro de nós a imagem proposta pela leitura. E ainda assim aprender”, diz Mary Carla.

Já para Glória Dias Vitorino, doutora em Língua Portuguesa e Linguística e mestre em Leitura e Produção de Textos, literatura significa a possibilidade de problematizar, de analisar, de discutir, a partir da palavra. “Realizar tais ações é converter em desconhecido o já conhecido. É tornar obscuro, o que nos parecia tão claro. É tornar ilegível o que parecia tão legível. E são gestos filosóficos? Sem dúvida, se entendemos que aumentam a distância entre o saber e o pensar, como nos lembra o filósofo Jorge Larrosa”, explica Glória. 

Se quiser saber mais sobre Literatura, sua história e conceito, você pode visitar os sites Portal São Francisco e Mundo Educação.

0 Comments:

Postar um comentário