Feira Internacional do Livro de Buenos Aires 2016

Já começou um dos eventos literários mais importantes da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que este ano terá a cidade espanhola Santiago de Compostela como convidada de honra.


Em sua 42ª edição, o evento irá reunir mais de 12 mil profissionais do livro e milhares de leitores do mundo inteiro entre os dias 21 de abril a 9 de maio na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Além de também prestar sua homenagem aos 400 anos da morte dos renomados autores Miguel de Cervantes Saavedra e William Shakespeare.

Convidados

A feira contará ainda com a participação de inúmeros convidados internacionais, como o autor e jornalista peruano Mario Vargas Llosa e o escritor sul-africano John M. Coetzee, ambos prestigiados com o Nobel de Literatura, em 2010 e 2003, respectivamente. Sendo que, também estarão presentes no evento o escritor americano Rick Yancey, criador da série bestseller “A 5ª Onda”, o autor finlandês da literatura infantojuvenil, Timo Parvela, o escritor e músico italiano Leonardo Patrignani e o poeta e ensaísta espanhol Vicente Cervera Salinas.

Além do escritor e jornalista Luiz Ruffato (Brasil), da poeta, professora e dramaturga Piedad Bonnett (Colômbia), da jornalista e autora Julia Navarro (Espanha), do escritor, jornalista e cineasta Alberto Fuguet (Chile), do jornalista, escritor e roteirista Antonio Ortuño (México), do escritor e jornalista Jaime Bayly (Peru). Assim como o escritor, crítico literário e roteirista, Alan Pauls (Argentina), ganhador do Premio Herralde 2003, e o escritor Paolo Giordano (Itália), vencedor do Prêmio Strega 2008, e muitos outros.

Já entre os autores da cidade convidada deste ano estarão presentes o escritor, poeta, ensaísta e jornalista Manuel Rivas, a jornalista e autora Maria Solar, e o historiador e escritor Ramón Villares, e mais de 25 outros autores, editores e personalidades que compõem a delegação de Santiago de Compostela, que contará com um pavilhão especial de 200 metros quadrados na feira do livro.

Programação

Durante os três primeiros dias, de 19 a 21 de abril, a feira foi dedicada exclusivamente aos profissionais do mercado editorial e da educação, que se reuniram para fazer negócios e participar de seminários. Sendo que na quinta-feira, às 18h, o evento foi aberto ao público. E como acontece todos os anos, a cerimônia de abertura teve inicio com o tradicional discurso de um proeminente escritor argentino, que nesta edição foi o renomado autor, tradutor e editor, Alberto Manguel.

Logo depois, a feira foi aberta ao público tornando-se uma verdadeira cidade do livro, com aproximadamente 45.500 metros quadrados de exposição e cerca de 1.500 expositores de mais de quarenta países. Assim, durante dezenove dias, incluindo os feriados, a feira do livro de Buenos Aires exibe um calendário extenso de mais de mil eventos, como palestras, exposições, lançamentos de livros, cursos, sessões de autógrafos, mesas redondas, homenagens, celebrações, e muito mais.

Como o XI Festival Internacional de Poesia, que irá prestar uma homenagem ao poeta nicaragüense Rubén Darío, e contará com a participação dos poetas Valter Hugo Mãe (Portugal), Juan Manuel Roca (Colômbia), Lydia Daher (Alemanha) e Oscar Hahn (Chile), entre outros. Há também a já tradicional “Jornada Microficción”, a primeira edição do “Encuentro Internacional de Booktubers”, o “Diálogo de Provincias”, e o “Encuentro Internacional de Narración Oral”. Sem falar, que, no dia 22 de abril, a feira do livro realiza uma homenagem especial a premiada autora e jornalista Clarice Lispector, além de promover o Dia Brasil, no evento.

Sendo que, um dos destaques deste ano será a quinta edição do “Diálogo de Escritores Latinoamericanos”, no qual autores de todo o continente se reúnem, entre os dias 30 de abril a 03 de maio, para compartilhar opiniões, discutir problemas literários comuns e, acima de tudo, estimular a leitura. Assim, durante quatro dias inúmeros convidados internacionais como o romancista Carlos Franz (Chile), o escritor, professor e político Sergio Ramirez (Nicarágua), o autor, poeta, tradutor, colunista e blogger Andrés Neuman (Espanha-Argentina) e o autor e poeta Pablo Montoya (Colômbia), irão refletir com seus leitores sobre a literatura, seus desafios e possibilidades.

A feira do livro contará ainda com a “Maratón de la Lectura”, na qual inúmeras artistas, autores e personalidades dos meios de comunicação irão ler fragmentos de peças e poemas do escritor e dramaturgo britânico Willian Shakespeare, em uma homenagem ao aniversário do consagrado autor e aos 400 anos de sua morte. Enquanto que no “Encuentro Internacional”, especialistas nacionais e internacionais se reúnem no evento “Un Borges para el Siglo XXI”, em homenagem ao 30º aniversário da morte do renomado escritor argentino Jorge Luis Borges.

Já a Educação também terá um destaque especial nesta edição, que contará com três eventos dedicados aos educadores, como a 25ª Conferência Internacional de Educação, o 18º Congresso Internacional de Promoção da Leitura e do Livro, e o 16º Fórum Internacional de Ciência e Tecnologia de Ensino.

Para aqueles que não poderem comparecer a Feira do Livro, o evento será transmitido em tempo real pelo streaming do seu site oficial. Sendo que também é possível acompanhar a cobertura pelo YouTube, Twitter e Facebook.

Confira a programação completa da Feira do Livro no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário