Feira Internacional do Livro de Bogotá 2016

Tem inicio hoje um dos eventos literários mais importantes da Colômbia, a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), que este ano terá a Holanda como país homenageado.


Em sua 29ª edição, o evento, que acontece até o dia 2 de maio, no Centro de Convenções Corferias, também irá prestar sua homenagem ao 100º aniversário do escritor inglês Roald Dahl, e aos 400 anos de morte dos grandes mestres da literatura, William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

Programação

Com o objetivo de promover a literatura e a indústria editorial, a FILBO é um evento criado, especialmente, para os profissionais do mercado editorial, no qual o público também é bem-vindo. Assim, durante 14 dias, o evento contará com uma programação cultural variada e dinâmica, que promete agradar a todos os públicos, promovendo debates e bate-papos sobre os mais diversos temas, como a literatura, a poesia, a música, a gastronomia, o jornalismo, os direitos autorais, a paz, a história, a política, a literatura de viagem, e muito mais.

Dado o momento histórico pelo qual a Colômbia está passando, a Feira do Livro decidiu criar este ano um espaço para as negociações de paz, no qual renomados pensadores poderão imaginar um país que pode começar a se entender, antes de uma guerra, por meio de pequenos atos de reconciliação. Assim, a FILBO irá realizar inúmeros eventos, debates, encontros e bate-papos sobre os efeitos da guerra e a paz.

A começar pelo fórum “Conversaciones que le cambiarán la vida”, no qual personalidades de todo o mundo, como a professora e ativista americana Jody Williams, premiada com o Nobel da Paz em 1997, e a autora e jornalista bielorrusa Svetlana Alexiévich, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2015, se reúnem para discutir o tema “Fin y Principio”, inspirado no poema da escritora polonesa Wislawa Szymborska (1923-2012), agraciada com o Prêmio Nobel de Literatura em 1996.

Sendo que, nos dias 21 a 23 de abril, a feira também contará com a 8ª edição do “Encuentro Internacional de Periodismo”, no qual renomados jornalistas e fotógrafos de vários países irão discutir temas como a reinvenção dos formatos tradicionais da mídia, os refugiados e as catástrofes humanas, além de debater sobre o direito a intimidade e o direito a informação, e muitos outros assuntos. Já o país convidado desta edição, a Holanda, levará a FILBO a exposição itinerante “Que me dejen ser yo misma”, que recorda a vida da jovem Anne Frank.

Há ainda a primeira edição do “Salão de Direitos”, um espaço de encontros e intercâmbios comerciais para a compra e venda de direitos na America Latina, que acontece entre os dias 25 a 27 de abril. Assim como o espaço “Libros para Comer”, dedicado aos amantes dos livros e da cozinha, que terão a oportunidade de ver Chefs e autores apresentarem suas obras com demonstrações culinárias no formato de uma masterclass.

Tem também a 6ª edição do “Congreso Internacional de Ilustración” (Fig.06), que entre os dias 28 a 30 de abril, irá realizar inúmeras exposições, conferências, bate-papos e encontros com alguns dos mais talentosos ilustradores de vários países, entre eles Philip Hopman (Holanda), James Paick (EUA), Catalina Ruíz (Colômbia), Julien Pacaud (França), Roger Ycaza (Equador), e outros.

Sem falar no “¡Qué Viva La Música!”, um novo espaço que contará com diversos concertos seguidos por bate-papos com famosas personalidades do mundo da música e das letras, como o cantor e compositor mexicano Fernando Del Castillo. Além de realizar uma homenagem especial a um dos grandes compositores da música vallenata, o maestro colombiano Rafael Escalona (1927-2009).

A feira do livro conta também com uma programação especial dedicada ao público infantil e juvenil, com direito a oficinas, apresentações teatrais, salas de leitura e encontros com músicos, educadores, autores e ilustradores da literatura infantojuvenil, como o escritor e músico italiano Leonardo Patrignami, a escritora, professora e jornalista brasileira Ana Maria Machado, a autora e ilustradora alemã Jutta Bauer, a teóloga, jornalista e autora holandesa Janny Van Der Molen, entre muitos outros.

Convidados

O evento contará ainda com a participação de cerca de 450 expositores de diversos países, além de mais de 200 autores, editores, jornalistas, ilustradores, poetas, músicos e dramaturgos nacionais e internacionais.

Entre eles o premiado escritor português, nascido em Angola, Valter Hugo Mãe, o ensaísta, sociólogo e professor holandês Abram de Swaan, o autor venezuelano Alberto Barrera Tyszka, vencedor do Premio Tusquets de Novela 2015, e o jornalista, escritor e colunista colombiano Daniel Samper Pizano, membro da Academia Colombiana de la Lengua.

Além do premiado escritor e tradutor argentino César Aira, da poetisa, ensaísta e jornalista do Equador, Aleyda Quevedo Rojas, do romancista, contista, poeta e dramaturgo cubano Abilio Estévez, da blogueira e booktuber colombiana Juliana Zapata, da Chef mexicana Paulina Abascal, do escritor americano Justin Torres, e dos famosos ilustradores Vladdo (Colombia), Roger Mello (Brasil), e Rodrigo Elgueta (Chile).

Assim como os autores Édouard Louis (França), Kamila Shamsie (Paquistão), João de Melo (Portugal), Marina Colasanti (Brasil), Radka Denemarková (República Checa), Laura Restrepo (Colômbia), Antonio Malpica (México), Elizabeth Eulberg (EUA), Nanette Blitz (Holanda), Magela Baudoin (Bolívia), e muitos outros.

Confira a programação completa da FILBO no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário