Bienal do Livro de Minas 2016

Atenção leitores mineiros, tem início hoje à tão esperada Bienal do Livro de Minas, que acontece até o dia 24 de abril no Expominas, na cidade de Belo Horizonte.


Em sua 5ª edição, o evento promete uma programação cultural atraente e diversificada, com direito a apresentações artísticas, oficinas, lançamentos literários, sessões de autógrafos, debates e bate-papos com grandes nomes da literatura contemporânea.

Serão mais de 120 convidados entre escritores, quadrinistas, ilustradores, jornalistas, artistas e personalidades. Além dos 160 expositores responsáveis por promover lançamentos e sessões de autógrafos, entre outras ações.

Convidados

Assim, durante dez dias, a Bienal mineira reúne em sua programação ilustres convidados, que irão discutir os mais variados temas como a literatura, os quadrinhos, os games, a poesia, a política, o futebol, o jornalismo, os romances policiais, a literatura infantojuvenil, a história e a memória, além de assuntos relacionados ao universo jovem, e diversos outros.

Entre os convidados estarão o renomado escritor e jornalista Zuenir Ventura, o roteirista, dramaturgo e escritor Fernando Bonassi, o jornalista, biógrafo e escritor Ruy Castro, o autor, tradutor, historiador e editor Rodrigo Lacerda, o jornalista e autor Humberto Werneck, a escritora, poetisa e jornalista Martha Medeiros, e a historiadora, professora e escritora Mary Del Priore.

Além do roteirista, cartunista e colunista Arnaldo Branco, do autor de romances policiais Raphael Montes, do designer, animador, artista plástico e quadrinista Rafael Coutinho, e dos poetas Fabrício Carpinejar, Eucanaã Ferraz e Paulo Scott. Também estão confirmados no evento os renomados autores Míriam Leitão, Edney Silvestre, Marçal Aquino, Paulo Lins, Estevão Azevedo, Luiz Ruffato, Xico Sá, Heloisa Seixas, Marcelino Freire, Carlos de Brito e Mello, entre muitos outros.

Os espaços

Mais uma vez, com o tema “Muitas histórias pra contar”, a edição deste ano contará com seis espaços, criados especialmente para agradar a leitores de todas as idades e gostos literários.

A começar pelo tradicional “Café Literário”, principal centro de debates do evento, no qual jornalistas, autores e personalidades discutem os mais diversos temas, como o diálogo entre literatura e cinema, o romance, a literatura YA (Young Adults), a literatura clássica, e muito mais, sob a curadoria do jornalista, editor e escritor Rogério Pereira.

Já no “Conexão Jovem”, um dos espaços de maior sucesso da Bienal, serão abordados os temas desta geração de maneira leve e divertida, reunindo tanto novos autores como escritores consagrados, entre eles Affonso Solano, Eduardo Spohr, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Isabela Freitas, Bruna Vieira, Babi Dewet, Carina Rissi, e muitos outros.

Uma das novidades desta edição será o espaço “GEEK & Quadrinhos”, reservado não apenas as HQ’s, mas também aos filmes, séries de TV, livros de ficção científica, fantasia e sagas, assim como os jogos eletrônicos e de tabuleiro e RPG. Com curadoria de Afonso Andrade e Eduardo Damasceno, o espaço, que, em 2016, ganha novas dimensões para além da nona arte, receberá vários quadrinistas, ilustradores e autores para sessões de autógrafos, lançamentos, oficinas, improvisações e bate-papos sobre os quadrinhos e mangás, e sobre o universo Geek, seus desafios e sua relação com o livro.

Entre os convidados estarão os desenhistas Luís Felipe Garrocho, Lu e Vitor Cafaggi, Ricardo Tokumoto, Bianca Pinheiro, Eduardo Pansica, e Will Conrad, que discute sobre o processo de criação do Universo Marvel e o lançamento dos livros “Guerra Civil” e “A Morte do Capitão América”. Assim como os autores André Gordirro, Jim Anotsu, Samuel Medina, Flávia Gasi, Daniel Werneck, e vários outros.

As crianças também terão seu lugar garantido no espaço “Quintal de Histórias”, no qual a imaginação se mistura ao encantado mundo do poeta Manoel de Barros, onde, junto com seus pais, as crianças poderão descobrir o universo da literatura. Com a curadoria da escritora, musicista e produtora cultural Valentina Vandeveld Bernardi, o espaço contará com contações de histórias e apresentações de teatro, dança, música, cinema e arte.

Há ainda o espaço “Encontro com Autores”, no qual os leitores têm a chance de ver seu autor favorito de perto, enquanto participam de bate-papos sobre os mais diversos temas. Sem falar no espaço Encontros Profissionais”, dedicado a seminários, palestras, e uma série de eventos profissionais, entre eles o 10º Seminário Beagalê, que tem como tema a leitura na primeira infância.

Homenagem

Nesta edição, a Bienal irá homenagear o escritor e jornalista mineiro Murilo Rubião (1916 - 1991), que comemora este ano seu 100º aniversário. Autor de nove obras, muitas delas adaptadas para o cinema e o teatro, Rubião foi também o fundador do Suplemento Literário de Minas Gerais, considerado um dos melhores órgãos da imprensa cultural, que completa 50 anos, em 2016.


A V Bienal do Livro de Minas é uma realização da Fagga l GL events Exhibitionse, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, e acontece no Expominas, na Avenida Amazonas, nº 6.030, Bairro Gameleira, em BH.

Não percam!!! J

Saiba mais sobre a Bienal do Livro no seu site oficial.

0 Comments:

Postar um comentário