Stephen King é premiado com o Edgar Awards

foto: divulgação
O autor americano Stephen King recebeu da Mystery Writers of America, em New York, um dos mais renomados prêmios dedicado à literatura de mistério, o “The Edgar Awards”, na categoria de melhor romance, pelo thriller “Mr. Mercedes”.

Conhecido mundialmente como o “mestre do suspense”, por suas histórias de terror e fantasia, Stephen King se aventura pela primeira vez nas histórias de detetives criando a trilogia Bill Hodger, que provou ser um sucesso de crítica.

“Em um nível, "Mr. Mercedes" é um exemplo habilmente trabalhado do clássico thriller corrida contra-o-tempo. Em outro, é um romance de profundidade e caráter enriquecido em todo pela graça que King oferece em tal profusão aparentemente sem esforço. É uma rica, ressonante, realização excepcionalmente legível por um homem que pode escrever em qualquer gênero que ele escolhe.” – The Washington Post

Mr. Mercedes

A história tem inicio nas sombrias horas antes do amanhecer, de uma cidade angustiada do meio-oeste, na qual centenas de pessoas desempregadas estão na fila para uma vaga numa feira de empregos. Sem aviso, um motorista impiedoso irrompe meio a multidão em um Mercedes, atropelando os inocentes. Oito pessoas são mortas, quinze feridas. O assassino escapa, para nunca mais ser visto.

Até agora... Quando o detetive aposentado Bill Hodges se vê perseguido pelo autor do massacre, que não conseguiu solucionar. Assim, Hodges corre contra o tempo para resolver seu último caso e impedir que o serial killer ataque novamente.

Lançado em 03 de junho de 2014 pela editora americana Scribner, o livro, de 436 páginas, é o primeiro volume de uma trilogia, cujo segundo volume “Finders Keepers” foi publicado em 2 de junho de 2015 nos EUA. Enquanto que, o terceiro volume, “End of Watch” ainda não tem previsão de lançamento. Já no Brasil, “Mr. Mercedes” está previsto para ser lançado em março de 2016 pela editora Suma de Letras.

O prêmio

Em sua 69ª edição, o “Edgar Awards”, foi criado em homenagem ao autor Edgar Alan Poe com o objetivo de prestigiar as melhores obras da literatura de mistério, tendo premiado ao longo dos anos inúmeros autores de renome mundial, como John Le Carré (1965), Raymond Chandler (1955), Ken Follett (1979), Dennis Lehane (2013), e a rainha do crime Agatha Christie (1955).


Concedido pela Mystery Writers of America (MWA), o “Edgars”, como é popularmente conhecido, é dividido em 14 categorias entre elas a de Melhor Primeiro Romance, que este ano contemplou a obra “Dry Bones in the Valley” de Tom Bouman, em que um cadáver é descoberto na propriedade de um homem idoso em Wild Thyme, Pensilvânia.

Já na categoria de Melhor Conto (Best Short Story), a autora Gillian Flynn, famosa pelo livro “Gone Girl”, levou o prêmio pelo conto “What Do You Do?”, parte da antologia Rogues, organizada por George R. R. Martin.

Enquanto que, na categoria “grandes mestres”, honra concedida pela Mystery Writers of America, foram homenageados os renomados autores James Ellroy e Lois Duncan descritos pela MWA como os representantes do auge da realização da escrita de mistério.

Confira a lista completa dos vencedores no site oficial do prêmio.

0 Comments:

Postar um comentário