Dia Mundial da Poesia

Países do mundo inteiro comemoram hoje o “Dia Mundial da Poesia”. Instituído, em 16 de novembro de 1999, pela UNESCO, com o propósito de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

Designed by Freepik
Considerada uma manifestação literária, a poesia se diferencia da prosa em forma e conteúdo, sendo escrita em versos e permitindo ao autor uma expressão maior de seus sentimentos. Talvez a mais antiga das artes, está entre os primeiros registros de diversas culturas, encontrada tanto em antigos monólitos quanto em pedras rúnicas e papiros.

Na verdade, muitas obras antigas, dos vedas indianos (1700-1200 a.C.) à famosa Odisseia (800 - 675 a.C.), parecem ter sido compostas em forma de poesia, com o intuito de facilitar a memorização e a transmissão das histórias nas sociedades antigas.

Ao longo desta semana, as celebrações acontecem em toda parte. A começar pela V Semana da Poesia no Rio de Janeiro, que iniciou as comemorações no dia 13 de março. Mas aqueles que ainda não participaram dos eventos, não precisam se preocupar, pois a comemoração irá continuar até o fim do mês.

Já em Lisboa, as celebrações terão inicio neste final de semana, dia 24 de março, no Centro Cultural de Belém (CCB), que irá promover uma série de eventos com a participação do público, como exposições, conferências, maratonas de leitura e oficinas, além da Feira do Livro de Poesia.

Saiba mais sobre a programação dos eventos nos sites Semana da Poesia Rio e CCB.

Confira o vídeo promocional do Dia Mundial da Poesia do CCB:

0 Comments:

Postar um comentário