O Restaurante no Fim do Universo

Ataques surpresas, sessão espírita, viagens no tempo e no espaço. Assim é o segundo volume da saga criada pelo autor britânico Douglas Adams, que teve inicio com “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.


A história

“A história de todas as grandes civilizações galácticas tende a atravessar três fases distintas e identificáveis - as da sobrevivência, da interrogação e da sofisticação, também conhecidas como as fases do como, do por que e do onde. Por exemplo, a primeira fase é caracterizada pela pergunta: "Como vamos poder comer?" A segunda, pela pergunta: "Por que comemos?" E a terceira, pela pergunta: "Onde vamos almoçar?"”.

Assim, a continuação das loucas aventuras espaciais de Arthur Dent e seus quatro companheiros de viagem, além do robô maníaco-depressivo Marvin, tem inicio a bordo da nave Coração de Ouro, indo em direção ao restaurante mais próximo.

Atacados no meio do caminho, eles recorrem até mesmo a uma sessão espírita para escapar da morte, o que conseguem, mas acabam separados e perdidos na Galáxia. Entre encontros e desencontros, os cinco viajantes são transportados para os mais estranhos lugares, nos quais conhecem as mais loucas pessoas e criaturas.

Um destes lugares é o planeta Beta da Ursa Menor, onde fica a sede do Guia do Mochileiro das Galáxias e o escritório de Zarniwoop, que guiará Zaphod Beeblebrox, contra a sua vontade, em sua mais nova missão, encontrar o tal cara que rege o Universo. Como se descobrir o sentido da vida, do Universo e tudo mais não fossem lá grande coisa.

“Existe uma teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu.”

Milliways

Depois de uma série de loucuras e uma visita rápida ao Vórtice da Perspectiva Total em um Universo Artificial, os cinco viajantes chegam ao seu destino final, o Restaurante no Fim do Universo. Um exótico lugar, aonde os clientes saboreiam suas refeições enquanto contemplam toda a criação explodir à sua volta. 

“O Restaurante no Fim do Universo é um dos acontecimentos mais extraordinários em toda a história dos restaurantes. Foi construído a partir dos restos fragmentários de um planeta em ruínas que se encontra fechado numa vasta bolha de tempo e projetado em direção ao futuro até o exato momento preciso do fim do Universo.”

Nessa parte, Douglas Adams com seu estilo sagaz mostra todo o seu repertório de sátira, ironia e bom humor, que, aliás, é um dos pontos fortes da série. Como quando os viajantes pedem para conhecer o prato do dia e acabam sendo apresentados a um boi que se oferece para ser o seu jantar, dizendo quais as partes de seu corpo são mais saborosas.

“- Eu simplesmente não quero comer um animal que está na minha frente se oferecendo para ser morto – disse Arthur. É cruel! – Melhor do que comer um animal que não deseja ser comido – disse Zaphod. –Muito bem – disse –, agora é só eu sair e me matar. – Não se preocupe, senhor, farei isso com bastante humanidade.” 

Viagem no Tempo

Em todos os filmes, séries, livros e HQs a viagem no tempo é descrita como algo extremamente complexo, capaz de causar danos catastróficos a história da humanidade. No entanto, Adams trata o tema de uma forma bem peculiar e interessante.

“Um dos maiores problemas encontrados em viajar no tempo não é vir a se tornar acidentalmente seu próprio pai ou mãe. Não há nenhum problema em tornar-se seu próprio pai ou mãe com que uma família de mente aberta e bem ajustada não possa lidar. Também não há nenhum problema em mudar o curso da história – o curso da história não muda porque todas as peças se juntam como num quebra-cabeça. Todas as mudanças importantes já ocorreram antes das coisas que deveriam mudar e tudo se resolve no final. O problema maior é simplesmente gramatical.”

Esse volume, assim como o anterior, está repleto de ironias a política, a religião e a sociedade e seus padrões, o que rendem boas risadas ao leitor. Como, por exemplo, na passagem em que Trillian, Zaphod e Zarniwoop conhecem o homem que rege o Universo, que faz todas as escolhas e toma todas as decisões sem nem mesmo saber o por quê. Ou na parte em que Ford Prefect explica a Arthur sua versão da história do Jardim do Éden.

Resumindo, quem gostou do primeiro livro irá gostar do “Restaurante no Fim do Universo”, e dar boas risadas com ele.

5 comentários:

  1. Não me canso de repetir o qt Adams é um gênio. Adoooooro. Mas confesso que o melhor da série é qd os 4 estao junos, nao acha? (Marvin, Ford, Athur, Zaphod) Nesse livro (ou no 3? Nao lembro) senti um pouco de falta disso.
    Beijooooooos

    ResponderExcluir
  2. Eu sou super fã do Douglas Adams! Mas concordo com você Gleice, é muitoooo mais divertido quando os cinco estão juntos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esqueci da Trillian! Hahahaha

    Vc já viu o filme?

    ResponderExcluir
  4. Vi o filme sim, Gleice. Super sem graça, foi decepcionante. O livro é, sem dúvida, bem melhor!

    ResponderExcluir