Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Hoje, mais de cem países comemoram o “Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor”, uma data instituída pela UNESCO para promover o prazer da leitura e a proteção aos direitos autorais.

Imagem: Freepik

Uma homenagem, que tem mobilizado diversas editoras pelo mundo, assim como livreiros, bibliotecários, autores, tradutores, e milhões de amantes da literatura que prestam, na data de hoje, seu tributo ao livro, a leitura e a literatura.

No Brasil, o Ministério da Cultura está promovendo uma ação em torno da importância do livro e da leitura, em museus, parques, palácios e monumentos sob a sua tutela, onde serão oferecidos cerca de dois mil livros aos visitantes.

A data, criada na XXVIII Conferência Geral da UNESCO, em 1996, foi escolhida como uma forma de honrar a antiga tradição catalã, na qual, em 23 de abril, celebrado também como o dia de São Jorge, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha recebendo em troca um livro. O que nos últimos tempos, também tem se tornado uma tradição em outros países.

Neste dia, é prestado também um tributo a importantes nomes da literatura mundial, que nasceram ou morreram nesta mesma data, porém em anos diferentes. Entre eles estão os renomados escritores William Shakespeare, Miguel de Cervantes, Garcilaso de La Vega, além de Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.

                                                 Um Feliz Dia do Livro a todos os leitores!

10 comentários:

  1. Livro é um amigo, um professor e muitas vezes um mentor!
    Eu amos meus livros e não seria hoje o que sou, se não fosse pela edução da minha família e pela cultura que obtive por contas dos amigos silenciosos!
    amei o post flor!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Caçadora de Livros. Você é sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  3. Ah, livros são os melhores companheiros sempre!
    Tô seguindo, Iuçara!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Sanzinha, fico feliz que tenha gostado do meu blog. Sinta-se sempre bem-vinda!

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu também fiz um post sobre o dia do livro lá no meu blog ^^ muito bom. Seu blgo é tão legal, Você deveria atualiza-lo mais vezes!
    Beijos.
    Isabela

    ResponderExcluir
  6. Oi Isabela,

    Fico feliz que tenha gostado do meu blog, por causa da faculdade não tenho tido tempo para atualizá-lo como gostaria, mas logo logo vou fazer isso.
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso o incentivo por parte do Ministério da Educação, só assim conseguiremos ter uma Nação mais educada e mais culta, através do conhecimento expandimos os horizontes e os conhecimentos.
    Brasil para os Livros...

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Luciano, concordo plenamente com você!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Sinta-se a vontade para voltar sempre.

    ResponderExcluir